Contabilidade Consultiva em Juiz de Fora, Contabilidade em Juiz de Fora



Cumprir as normas agora é muito mais fácil
 

Se há algo que ainda gera dúvidas e dor de cabeça nos gestores brasileiros, sem dúvida, trata-se de assuntos fiscais e tributários. As normas e procedimentos precisam ser observados a todo o momento. Mas, como dar conta de tantas exigências legais e ainda manter o foco no core business? Pensando nesse cenário, a Contarcon Consultoria Empresarial, em Juiz de Fora, vem otimizando a relação das empresas com os processos fiscais por meio de um conceito inovador no mercado contábil: o Compliance Fiscal. Na prática, trata-se de uma forma excepcional para reduzir os riscos de penalidades voltadas às obrigações fiscais e tributárias.

Ok, mas o que é Compliance?

O termo compliance tem origem no inglês e significa, em tradução direta, conformidade. No âmbito institucional, o conceito está relacionado a um conjunto de disciplinas que têm como objetivo o cumprimento das normas legais e regulamentares da atividade em questão — além, é claro, das políticas estabelecidas pela própria organização.

A metodologia envolve práticas que detectam e tratam qualquer inconformidade nos processos empresariais, evitando ainda a ocorrência de eventuais desvios. Para isso, é preciso estabelecer uma série de procedimentos para cobrir as atividades da empresa como um todo, o que inclui, por exemplo, monitorar as atividades de cada setor, prevenir conflitos de interesses etc.

Por essa razão, o compliance fiscal é uma das grandes tendências no ambiente empresarial. Os diversos tributos a serem pagos, normas a serem seguidas e inúmeras mudanças na legislação apenas comprovam a necessidade que uma empresa tem de criar normas práticas para o cumprimento de todas obrigações fiscais. 

Como implementar o compliance no seu negócio?

O primeiro passo para implementar o compliance na sua empresa é conferir e analisar toda a situação fiscal da organização. Com isso, você vai saber quais são os problemas e procurar a solução para eles de forma assertiva.

Mas, acalme-se. Implementar compliance leva tempo, pois ele deve ser entendido como uma cultura gerada pela auditoria fiscal periódica e, dependendo da forma com que a conferência de arquivos é realizada, pode demorar mais. De forma manual o tempo gasto, assim como a possibilidade de erros, são maiores. Já com a auditoria digital o tempo e a possibilidade de erros são reduzidos significativamente, tornando mais simples todo o processo para alcançar o compliance.

A Auditoria Digital é essencial para toda organização que busca o Compliance Fiscal, uma vez que atua como uma bússola para promover a melhoria dos processos relacionados às áreas contábil e fiscal.

Assim como um diagnóstico por imagem auxilia um médico na detecção de um problema de saúde e no tratamento a ser seguido, o laudo de Auditoria Digital guia os trabalhos do profissional da área tributária, possibilitando descobrir falhas de processo que culminam na geração inexata ou incompleta de dados.

Na medida em que os processos são ajustados e melhorados, haverá a redução do retrabalho, dos riscos de autuações e dos custos relacionados ao Compliance Fiscal.

Siga-nos

Atendimento via

WhatsApp

Atendimento via

WhatsApp