Contabilidade Consultiva em Juiz de Fora, Contabilidade em Juiz de Fora

Seis dicas para aumentar as sobras no seu orçamento

Pagar todas as contas do mês nem sempre é sinônimo de uma vida financeira em ordem. É preciso ir além quando o objetivo é alcançar o equilíbrio das finanças pessoais e familiar. Na prática, o sonho de ter reservas financeiras se torna mais distante na medida em que as dívidas se amontoam ou mesmo quando o salário se iguala aos compromissos a serem pagos no mês.

Acredite, essa é a realidade da maioria das famílias brasileiras, considerando que, segundo o especialista em Finanças, Gustavo Cerbasi, menos de 5% das pessoas conseguem manter sua situação financeira dentro das recomendações de equilíbrio.

Pensando nisso, a Contarcon Assessoria Empresarial preparou algumas dicas para você tornar seu planejamento financeiro mais efetivo, manter a estabilidade do orçamento mês a mês e, enfim, realizar seus sonhos (já que eles têm custos).

Antes de tudo, é importante reservar uma data para organizar sua vida financeira, o que alguns especialistas chamam de “Dia da Faxina nas Contas”. A partir daí, é possível observar se o seu patrimônio evoluiu da forma como você gostaria. Caso a constatação não seja favorável, é hora de colocar em prática algumas iniciativas para acelerar esse processo.

01 – Venda bens que estejam fora de uso. Para isso, conte com o suporte das redes sociais, leilões virtuais ou mesmo entre amigos.

02 – Invista na prestação de serviços alternativos, como consultorias, aulas e palestras em sua área profissional, o que pode gerar um incremento significativo em sua renda.

03 – Caso você seja autônomo ou profissional liberal, é possível se vincular a associações de classe, aumentando o networking e ganhando mais oportunidades de indicação de trabalho.

04 – Substitua parte da formação de poupança por investimentos em cursos e especializações que possam elevar seu nível de renda profissional.

05 – Troque o carro por um modelo mais barato e econômico.

06 – Por fim, lembre-se que organização é determinante para o seu sucesso. Lance seus gastos em uma planilha de Orçamento Doméstico, compare seus gastos com os de outros meses e reflita sobre suas prioridades de consumo.

Para mais informações sobre como organizar seu planejamento, conheça nossas soluções de Consultoria Financeira Pessoal.

 

Siga-nos

Atendimento via

WhatsApp

Atendimento via

WhatsApp