Contabilidade Consultiva em Juiz de Fora, Contabilidade em Juiz de Fora

Entenda o que é e como fazer um Diagnóstico Empresarial

Antes mesmo de dar o pontapé no planejamento, o gestor precisa investir tempo e energia em algo essencial para o desempenho do seu negócio nos mais variados aspectos: o Diagnóstico Empresarial. Ele é um instrumento eficaz utilizado para a realização do mapeamento da situação global da empresa sob a ótica de seus proprietários, colaboradores, clientes internos e externos.

Na prática, é feita a aplicação de um amplo questionário, no qual são levantadas as impressões dos colaboradores a respeito de questões abrangentes, como a prática do planejamento e gestão, a estrutura organizacional e seu funcionamento, os recursos humanos, as sistemáticas de comunicação e informatização existentes, a visão estratégica da organização; assinalando-se os pontos fortes e fracos, além das medidas adotadas para a solução de problemas.

As percepções e expectativas dos principais clientes externos quanto ao seu relacionamento com a empresa também são pesquisadas. Assim, o resultado deste conjunto de variáveis será analisado no momento em que se faz o estudo e da experiência de quem o executa. O diagnóstico empresarial pode ser feito para qualquer tipo e porte de empresa: industrial, comercial ou de serviços. 

Conheça as quatro etapas básicas do Diagnóstico Empresarial 

- Formulação do problema

- Levantamento de informações sobre o problema

- Análise das informações

- Sugestões de ações futuras 

A importância da consultoria empresarial neste processo 

Considerando as etapas descritas acima, cada gestor pode fazer seu próprio diagnóstico, integrando todos os setores de sua empresa na busca por soluções assertivas para os problemas encontrados.

Contudo, trata-se de um trabalho que demanda muito tempo de toda a equipe, o que pode prejudicar as questões operacionais do negócio e as rotinas de trabalho.

Por isso, recomenda-se terceirizar este serviço, que pode ainda trazer outras vantagens para a sua empresa no processo de análise de desempenho. Ou seja, é possível ter uma visão diferenciada e imparcial a respeito do negócio. Além disso, uma consultoria empresarial é capaz de jogar luz em novas ideias para resolver problemas antigos.

A consultoria empresarial presta ainda um contínuo acompanhamento das ações planejadas, com foco específico na melhora dos resultados e no consequente crescimento da organização.

Para saber mais, clique aqui e conheça nossos serviços e contate gratuitamente os profissionais da Contarcon.

Siga-nos

Atendimento via

WhatsApp

Atendimento via

WhatsApp