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De olho no Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é fundamental para definir os objetivos da empresa e como planejar ações em direção a estes objetivos. Seu acompanhamento permite medir resultados e monitorar desempenhos, além de orientar quanto aos rumos do seu negócio. Pensando nisso, organizamos um passo-a-passo com as principais etapas para a realização do planejamento estratégico. Confira:

 

1 – Defina os objetivos da organização e as prioridades a curto e longo prazo

 

A definição de objetivos deve ser respaldada na definição de visão e missão. A visão se traduz pelo “sonho” da organização, o que vê no seu futuro como metas realizáveis e que os motiva no presente. A missão identifica a empresa, a área em que atua, os princípios através dos quais pretende agir no cumprimento da visão que se determina.

 

2 – Avalie as forças e fraquezas internas – com o objetivo de fortalecer os pontos fortes e superar as limitações

 

Para chegar a esta avaliação é preciso que se investigue a atual situação, que se compreendam as circunstâncias, trabalhando-se com a modelagem dos processos de negócios, documentação e descritivos de processos e atividades. É o momento de identificar problemas, construir cenários, identificar necessidades de aperfeiçoamento e mudanças em itens como tempo, custo, tecnologias e outras.

 

Análise dos recursos – econômico-financeiros, patrimoniais, tecnológicos e humanos - disponíveis para as consecuções das ações atuais e num determinado prazo.

 

Análise das estruturas organizacionais, ou seja, faz-se um levantamento dos aspectos negativos e positivos da estrutura de departamentos e unidades, de como está colocada à divisão do trabalho entre estes departamentos e como cada área reage às mudanças quando são propostas.

 

A avaliação dos resultados econômico-financeiros, produtividade, inovação e crescimento.

 

3 - Proponha linhas de ação para alcançar objetivos, levando-se em consideração as situações internas e externas, através de:

 

 

4 – Compartilhe informações e alinhe a equipe

É preciso fazer uma discussão ampla dos planos traçados com as equipes de todos os setores da empresa, de modo que cada área compreenda a visão geral do planejamento e a partir dela desenvolva um planejamento específico para seu setor, que se sustente dentro dos objetivos gerais da organização. Permanentemente, deve-se fazer uma revisão do planejamento de modo a alinhar as metas de cada área com a visão geral da empresa.

 

5  –  Controle os resultados em relação ao planejamento

Existem ferramentas bastante eficazes para para monitorar performance e resultados e cada gestor deve escolher a sua, o Balanced Scorecard – BSC, por exemplo é

uma das mais adotadas atualmente.

 

6 – Avalie os resultados

Utilizando-se indicadores que demonstrem claramente se alguma área está

deixando a desejar em relação ao planejamento traçado e precisa de uma correção de rota. A avaliação de resultados, bem feita, envolvendo todas as equipes, com vistas ao aperfeiçoamento e sem uma distribuição gratuita de culpas, leva ao constante aperfeiçoamento do planejamento e ajustes às necessidades impostas pelo ambiente e à identidade específica da cultura corporativa.

 

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